sábado, 5 de maio de 2012

Matwork… é possível praticar Pilates em casa?

Qualquer pessoa pode fazer Pilates! Existem exercícios simples que podem ser realizados em casa. A prática do Pilates respeita o grau de condicionamento físico do aluno e, por isso, é possível realizar variações nos exercícios que podem adequar-se para o iniciante, intermediário e avançado.
O Pilates não tem contra-indicações! No entanto, durante a execução do exercício consideramos algumas limitações, como por exemplo, caso o praticante esteja com alguma dor, problema de coluna e até mesmo no caso de gravidez. Em todas essas situações, o praticante deverá ser liberado com atestado médico e orientado por um profissional do método.
Confira entre hoje e amanhã a série com as dicas que a Instrutora Rafaela Porto elaborou para se realizar em casa. Escolha um local arejado, prefira roupas confortáveis e pratique descalço sobre um colchonete.

Preparação para nado de peito
OBJETIVO: Enquanto o praticante estabiliza a lombar, pelve e pernas ele mobiliza o tronco, estendendo a coluna e garantindo o fortalecimento dos músculos paravertebrais (músculos das costas).
Posição inicial: Deitada com a barriga no chão deixe os braços ao lado da cabeça, como se estivesse formado a letra “W” com os braços, permaneça com o olhar para o chão e com as pernas alongadas e afastadas na distância do quadril.
Movimento: Inspire parado e expire elevando o tronco com os braços parados e apoiados no chão. Mantenha o olhar voltado para a ponta do colchonete a sua frente. Inspire parado com os abdominais contraídos evitando assim sobrecarga na região lombar e tensões desnecessárias. Expire descendo o tronco até a posição inicial novamente.
Execução: Complete de 5 a 8 repetições.


Ponte sobre os ombros
OBJETIVO: Manter o corpo alinhado e estabilizado enquanto uma perna faz o movimento do quadril e tornozelo, fortalecendo toda a cadeia posterior principalmente glúteo entre outros músculos extensores do quadril.
Posição inicial: Deitada com as costas no chão deixe os braços ao longo do corpo, pernas flexionadas e afastadas na distância do quadril e com os pés apoiados no chão. Eleve a pelve de modo que mantenha uma diagonal longa entre ombros, coluna, pelve e joelhos, como se seu corpo fosse uma rampa.
Movimento: Inspire e eleve uma das pernas, deixando-a estendida com a ponta do pé voltada para o teto. Expire e desça a perna três vezes até uma diagonal de 45º. Deixe o calcanhar apontado para o solo nesse momento.
Execução: Complete 3 movimentos com cada perna e desça o quadril para iniciar novamente, essa seria uma repetição. Complete o exercício de 3 a 5 vezes.
BOAS AULAS!!!
Körper Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário